Ligue agora

11 2884 3600

Nossa localização

Rua Soledade 160 - Cumbica | Guarulhos CEP 07224-210

Tecnologia x tradição: quando vale a pena usar segurança eletrônica ao invés de lacres de segurança?

Com os avanços da tecnologia, a segurança eletrônica é uma das inovações que funciona como alternativa aos métodos tradicionais, como os lacres de segurança, por exemplo.

Considerando que o lacre de segurança é um produto eficiente e que realmente garante a segurança para o transporte e armazenamento de cargas diversas, além de possibilitar o controle, existem dúvidas se a segurança eletrônica é uma boa opção.

Continue com a gente nesse artigo e descubra se a segurança eletrônica é um método interessante para a proteção de mercadorias e pode ser viável para substituir os lacres de segurança.  

Desejamos a você uma ótima leitura!

Como funcionam os processos de segurança eletrônica?

Podemos caracterizar a segurança eletrônica como um conjunto de tecnologias e processos de comunicação para garantir maior controle e proteção de locais e produtos.

Com os avanços tecnológicos em diversas áreas, a segurança eletrônica é um recurso que vem sendo altamente procurado como alternativa aos métodos tradicionais.

Atualmente, esse método de segurança vem sendo bastante aplicado para a proteção de estabelecimentos comerciais e residências, apresentando alta eficiência contra roubos e invasões.

O funcionamento básico de um processo de segurança eletrônica é o monitoramento do ambiente e a codificação de fechaduras para que sejam abertas somente por pessoal autorizado.

Além de ser acionado imediatamente, esse método trabalha conectado a uma central de monitoramento, possibilitando a identificação de qualquer ação suspeita.

Os sistemas de segurança podem ser personalizados de acordo com a necessidade da operação e são bem fáceis e intuitivos para serem utilizados.

Por estar se tornando um método popular, já existem soluções eletrônicas que visam substituir os tradicionais lacres de segurança. 

A ABTTCC (Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Empresas Transportadoras de Contêineres) e a CECAFÉ (Conselho dos Exportadores de Café) já estudam a possibilidade de utilizar lacres eletrônicos para o fechamento de contêineres utilizados nos processos de exportação.

A medida prevê que com esses recursos será possível evitar comprometimentos de carga e aumentar a segurança de produtos exportados. Porém, existem alguns fatores que nos deixam em dúvida sobre a eficiência e credibilidade do sistema, além das questões de viabilidade. É sobre essa questão que falaremos no próximo tópico.

Vale a pena trocar os lacres de segurança por métodos eletrônicos?

O primeiro ponto que devemos verificar é a questão da viabilidade. Já sabemos que os lacres de segurança são soluções bastante eficientes e que já demonstraram sua confiabilidade em diversas operações logísticas.

Recentemente foram iniciados testes com lacres de segurança aliado a chip de dados, facilitando o controle da carga e o rastreamento dos contêineres. Essa é uma inovação que pretende potencializar o uso dos lacres de segurança.

Agora, se compararmos a solução atual com os sistemas eletrônicos, levando em consideração o volume de mercadorias que precisam ser controladas e o porte da operação logística, o custo dessa implementação pode ficar inviável.

Além de treinamentos de funcionários, é possível prever custos com equipamentos adicionais para controle da carga, sem contar com os custos do próprio lacre eletrônico. Logo, isso pode gerar alguns conflitos no momento da negociação de produtos, já que o aumento do custo com a logística pode acabar sendo repassado ao comprador. Do contrário, a própria fabricante terá que arcar com esse custo.

Outro ponto é referente à praticidade. Hoje, a maioria dos colaboradores já possui familiaridade com os lacres de segurança tradicionais. A solução pode ser personalizada de acordo com as necessidades do cliente e possui numeração que permite o controle da carga.

Introduzir recursos tecnológicos pode deixar o processo logístico moroso, acarretando na perda de produtividade. É certo que para a indústria, processos automatizados são aliados para se ter uma operação otimizada. Mas no que se refere à segurança de carga, a utilização de lacres de segurança pode ser mais indicada, principalmente por se tratar de um processo que requer agilidade.

Quais as vantagens dos lacres de segurança tradicionais?

Os lacres de segurança são produtos práticos e que garantem diversas vantagens para a operação. Além de possuírem um ótimo custo-benefício, os lacres são disponibilizados em diversos modelos para atender ao fechamento de caixas, contêineres, baús de caminhões, vagões e até mesmo bombas de combustíveis.

Projetados para atender os segmentos industriais de acordo com as suas demandas, os lacres de segurança são versáteis e seguros, mantendo a integridade da carga e permitindo o controle de volumes.

Outra vantagem é que podem ser customizados de acordo com a necessidade do cliente, podendo receber informações como:

  • Números de série: sequência de 7 números.
  • Códigos: tanto de barra como QR Code.
  • Cor.
  • Tamanho.
  • Carimbo de inspeção S.I.F.

Agora, um dos destaques maiores em relação ao lacre de segurança é a sua durabilidade. A maioria dos lacres de segurança são produzidos em aço galvanizado (link para Vida útil do metal O tempo pode afetar a eficiência do lacre metálico), o que garante uma vida útil elevada, mesmo em locais adversos que sofrem com variações climáticas ou com maresia.

Esse também é um dos pontos a favor dos lacres de segurança tradicionais, já que soluções eletrônicas podem não apresentar a mesma durabilidade, principalmente se expostas ao tempo.

Como conclusão, podemos observar que mesmo com os avanços tecnológicos e a eficiência da segurança eletrônica, os lacres de segurança ainda são opções viáveis para a logística da empresa. Tanto pelo custo como em questões de durabilidade.

Portanto, manter o uso dos lacres de segurança na operação logística não é nenhum retrocesso, e sim a afirmação de que para algumas atividades, os métodos tradicionais apresentam maior eficiência.

Adquira lacre de segurança com a Metalacre 

Metalacre possui ampla experiência de mercado na fabricação de lacres de segurança que atendem a diversas demandas.

Com um estoque completo de produtos, garantimos modelos variados para aplicação em diversas atividades logísticas, visando segurança e resistência.

Somos referência no segmento, atendendo clientes em todo o Brasil com soluções inovadoras e práticas.

Fale com Metalacre antes de adquirir lacres de segurança para sua empresa.

Esse conteúdo te ajudou? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras novidades.

Até a próxima!

Tags:

Deixe um comentário

[fibosearch]