(11) 2884-3600 / WhatsApp - (11) 98363 - 0111

Qual é a importância de utilizar lacres de segurança com códigos de barras?

Lacres de Segurança com Código de Barras é uma poderosa ferramenta utilizada nas indústrias e no comércio. É muito difícil pensar em produção seriada sem considerar a existência deste recurso tecnológico que facilita a identificação e rastreamento do produto. Nas indústrias, transportadoras, distribuidoras e demais segmentos, o código de barras vem sendo utilizado como uma forma de controle de processos e produtos, permitindo uma maior velocidade e credibilidade na imputação de informações, sejam elas em inspeções ou atualizações de estoques. Atualmente, a Metalacre possui máquinas de marcação á Laser de alto recurso tecnológico, com colaboradores que consolidam o conhecimento para esta tecnologia. Nossos clientes solicitam lacres com diversas personalizações e contendo diferentes modelos de código de barras (conforme suas necessidades). Estes modelos variam entre uma simples numeração até modelos alfanuméricos e por muitas vezes contendo um dígito verificador. Abaixo, seguem as descrições técnicas de alguns modelos de código de barras fornecido pela Metalacre.

lacres-de-segurança-com-codigo-de-barras-code 128

Code 128: Contém formato numérico ou alfanumérico de alta densidade e comprimento variável, utilizado principalmente nas indústrias de transporte e etiquetagens. Este código possui 106 padrões de barras e espaços, sendo isso o suficiente para representar todo o conjunto de caracteres existentes em um teclado de computador.

lacres-de-segurança-com-codigos-de-barras-ean 8

EAN-8 : Contém formato numérico com 07 (sete) dígitos. São fornecidos como dados para o cálculo algorítimo do dígito verificador.

lacres-de-segurança-com-codigos-de-barras-cdk11

CDK-11 : Contém formato alfanumérico com 09 (nove) dígitos. São fornecidos como dados para o cálculo algorítimo do dígito verificador. Tem a opção de ser ou não separado por um hífen, ficando ao critério do cliente.

Dígito Verificador

Dígito verificador ou algarismo de controle é um mecanismo de autenticação utilizado para verificar a validade e a autenticidade de um dado valor numérico, evitando assim possíveis fraudes ou erros de transmissão ou digitação. Consiste em um ou mais algarismos acrescentados ao valor original, e assim calculados a partir deste, através de um determinado algorítimo. A utilização do dígito verificador é indicada a necessidade de números de documentos de identificação, matrículas, cartões de crédito e quaisquer outros códigos numéricos que necessitem de uma maior segurança (Exs.: CPF, CNPJ, RG, agências bancárias, conta corrente, boleto de cobranças, etc…)

Origem do código de barras

Esta técnica começou a ser estudada através da necessidade das empresas lerem muitos códigos de forma rápida. Em 1952, os estudantes da Universidade de Drexel patentearam um símbolo que poderia ser lido em qualquer direção, mas não conseguiam uma tecnologia para a criação de leitores que pudessem reconhecer o que estava escrito. Em 1959, David Collins e Chris Kapsambelis desenvolveram um sistema chamado Kar Trak que consiste em uma luz de xenônio que refletiam tonalidades brancas, vermelhas e azuis e assim permitindo que um sensor realizasse a medição da largura da faixa, decodificando os dados este sistema foi implantado inicialmente nas ferrovias dos Estados Unidos. Esta técnica foi aperfeiçoada pelos inventores que substituíram o xenônio por laser. O sucesso do código de barras ocorreu após a 2° Guerra, quando a Empresa General Motors implantou este sistema em sua linha de montagem para leitura de eixos e motores. Lacres de Segurança com Código de Barras é na Metalacre!

 

Leia também: Lacres metálicos de segurança: A Tecnologia do processo de montagem e soldagem

× WhatsApp - Fale Conosco!